segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mau Fim-de-Semana!!

Se há alturas na vida de um criador em que desesperamos e pensamos desistir, este fim de semana foi um deles!!

Todos os criadores têm como é lógico os seus canários preferidos, por uns motivos ou por outros, todos nós temos um ou outro canário que nos agrada mais, seja pela sua beleza, pelos genes que transmite aos descendentes, ou porque foi um excelente reprodutor, pois eu tinha dois!

Um deles era um satiné vermelho mosaico, que cruzei com uma fêmea satiné italiana que comprei no mundial, e que criaram todos os filhos que nasceram sem ajudas, e todos nós sabemos da fama que muitas vezes esta raça é dotada, pois bem morreu ontem de manha, talvez do calor que se tem feito sentir, apesar de terem sempre agua fresca e banheiras à disposição, o outro foi um agata vermelho mosaico, o melhor reprodutor de agata vermelho mosaico, com esse macho consegui um total de 14 filhos, dos quais sobraram dez, dez juvenis espectaculares a meu ver, todos eles semelhantes e iguais ao progenitor, que depois de um fim de semana, a trabalhar e quase sem tempo para os passaros decidi mudar a agua dos bebedouros enquanto não me chamavam ao trabalho e abri a porta da garagem para apanharem um pouco de ar, ao abrir a porta da voadeira dos machos parecia que sabia o caminho!! Ainda me bateu na blusa, e eu ao olhar muito rapidamente para a voadeira a ver qual tinha sido, pensei ainda bem que não foi aquele agata...pois bem foi mesmo esse que fugiu!!Aprendi a lição, porta fechada SEMPRE!!!

Por incrivel que pareça andei feito maluco toda a tarde à procura dele, nas árvores, nos quintais, em todo o lado e nada, à noite quando estava a lavar umas coisas no quintal, vejo um vulto de um gato a saltar, e um passaro a tentar fugir, fui a correr, e ja ia a gata da vizinha cm um passaro na boca...ainda tentei ver se a apanhava mas nada, fiquei sem saber se era o canario, mas tenho quase certeza que sim, parece filme, mas foi o que me aconteceu!! Á noite já me ria, a pensar que procurei toda a tarde por ele e nada, foi preciso a gata da vizinha sair para o apanhar! Enfim, ele tava avisado, se fugiu foi porque quiz.eheh!

Deixo agora umas fotos dos filhos de um e do outro em fase de muda, gosto de todos, e acho que metade deles vão ficar em casa!
Já os separei no Sábado aos pares(macho/macho_femea/femea), para se irem habituando a espaços mais pequenos e para também poder ir controlando melhor o processo da muda!


Sem comentários:

Enviar um comentário