terça-feira, 25 de maio de 2010

Agora é que vai tudo ao ar!!

Nem tenho escrito nada, porque a vontade não tem sido muita, o primeiro ano de criação foi mau porque tirei pouca quantidade de filhotes, este que parecia estar a correr melhor, já com 30 passarinhos anilhados, aparece algo que não imagino o que possa ser, mas que me leva os canarios todos, principalmente os jovens que se encontram agora na muda...

Tenho no mesmo espaço que tenho os canarios, mas em gaiolas diferentes os diamantes, com cerca de um metro de espaço entre a "zona" dos diamantes e dos canarios, tenho tido sempre o cuidado de ter tudo limpo e arejado, dou de 2 em dois meses FP 20 20, aos diamantes e aos bengalins, e mesmo assim parece que não escapei...falaram-me de uma doença transmitida pelos diamantes aos canarios, que leva à morte repentina de todo o plantel, pois é essa mesmo que me veio bater à porta...

Os sintomas são, falta de apetite repentino, enfraquecimento, falta de força nas pernas, olhos semi-serrados, e passado dois dias no máximo após a detecção, leva à morte!
Falei com um criador que me tinha vendido um casal de diamantes o ano passado e que me alertou na altura para esse facto, mas como sempre só damos ouvidos depois de já ter acontecido, recomendou-me a dar Lankestil como vinha indicado no folheto, voei à procura desse produto, já me tinham morrido dois juvenis, com esses sintomas, n havia tempo a perder!

Comecei o lankestil à cinco dias, ontem quando chego a casa, vejo mais dois juvenis que supostamente estariam a melhorar com os mesmos sintomas. Isolei-os logo, mas pelo menos um deles não se safa pela certa, e logo uma fêmea que foi o que me nasceu menos este ano...entretanto um satiné, não sei o que se passou também, estava morto dentro do comedouro onde ponho a papa germinada...

Enfim, vou dar o Lankestil até sexta, faz oito dias, a ver se tenho melhoras, depois dou dois dias de complexo B, um de AD3EC+K, e volto a dar novamente o Lankestil mais 3 dias, ou o sulfaprime (ou vai ou racha), mas agora percebo o que sofre quem tira canarios e depois, por causa de uma doença qualquer maluca, perde um ano de criação e os objectivos para esse ano de expos!

Espero que as coisas comecem a melhorar!!

4 comentários:

  1. Boa tarde;
    Espero que tudo melhore e que lhe corra como deseja.
    Também já criei diamantes e canários em simultaneo durante 6 anos e graças a Deus nunca tal me aconteceu..
    Boas criações e tudo de bom
    Cumprimentos
    Eduardo Garcia

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Eduardo, eu também espero que melhore, porque dá muita pena chegar a casa e ver mais um com sintomas, e n saber o que fazer...mas espero que agora com o Lankestril a coisa mude de figura.
    Também pensava que n ia acontecer, ainda para mais lavo tudo em separado, mas é assim!
    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  3. Olá, é sempre triste lermos novas destas. Não o posso ajudar mas um amigo meu, espanhol, que criava exóticos e canários no mesmo espaço teve de optar por uma das espécies (ganharam os canários) por lhe acontecer algo semelhante. A única coisa que me ficou no ouvido do que lhe acontecera é que o pó provocado e próprio dos exóticos é que dava cabo dos canários. Desejo-lhe sinceramente boa sorte.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite amigo Armindo!
    Obrigado pelo incentivo, hoje já tou um bocadinho mais animado, pelo menos não descubri mais nenhum com os mesmos sintomas! Parece que o Lankestil tá a surtir efeito, mas é melhor nem falar...!
    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar