segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mais um fim de semana!

Passou mais um fim de semana, e começa a aproximar a largos passos mais uma época de criação dos canários. As coisas já estão mais ou menos orientadas para dar inicio a outra época, estou a acabar de fazer os tratamentos, ja dei uma gota de ivomec a todos, contudo as femeas ainda estão com pouco cio, e os machos cantam mas ainda com fraca intensidade, se bem que se tem vindo a ouvir um aumento de dia para dia.
Inicialmente pensei em fazer apenas 12 casais, mas como todos sabemos, queremos sempre so mais um, e cheguei a ter 20 casais planeados, contudo tenho duas femeas que não estão grande coisa, e decidi não as colocar na criação.

Em principio farei:
8 casais de ágata vermelho mosaico;
5 casais de satiné vermelho mosaico;
2 casais de Jaspe;
2 casais de feos;
1 casal de castanho vermelho mosaico;

A espectativa maior vai novamente para os ágatas, que são sem duvida a raça preferida.

Aproveitei também para tirar algumas fotos aos Gould juvenis que têm a muda mais avançada, quatro irmãos, um casal de classicos de peito roxo cabeça preta, e um casal de peito branco cabeça preta. Tirei também foto ao casal de babete albino que adquiri recentemente, que a meu ver são diferentes, mas muito bonitos.











Espero que gostem.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Criações 2010/2011

Terminou este fim de semana mais um ano de criações dos diamantes, vão agora preparar-se para a dura fase que os espera, a muda.
Este ano correu lindamente comparado com o ano passado em que apenas tirei um unico diamante, e já no fim das criações, este ano fiz um total de 7 casais de diamantes de gould, e um de diamantes babete, ao todo tirei cerca de 40 diamantes de gould, sendo que a grande maioria são de dois casais que foram incansaveis na postura. Diamantes Babete tirei 5, um deles de criação directa. Nos diamantes de gould também tive dois casais a agarrarem o choco, um levantou quando os filhotes nasceram, tendo de os passar para os bengalins, e o outro chegou mesmo a criar sozinho dois juvenis, e não criaram mais por excesso de curiosidade do dono.

Até agora apenas me morreram 5 ou seis gould, sendo que apenas um já estava na voadeira, os outros morreram debaixo dos bengalins, sem nenhum motivo aparente, de papo cheio, mas quanto a mim esborrachados durante a noite. O que morreu que já estava na voadeira foi porque se escapou, e enquanto o tentava apanhar prendeu a pata numa gaiola e partiu, tive de acabar por o matar para não estar a sofrer, porque tinha o osso mesmo à vista (uma das desvantagens das anilhas).

Este fim de semana já coloquei todos na voadeira, agora é esperar que os que ainda estão nos bengalins se juntem aos restantes para que corra a muda com tranquilidade. A qualidade, como seria de esperar agrada-me bastante, ou não fossem já os progenitores boas aves.
Uma vez mais obrigado ao amigo Luis Antunes!

Deixo umas fotos para verem o desenvolvimento dos juvenis:


Gosto especialmente do juvenil que se encontra ao lado da femea da cabeça vermelha,
vamos espera pelo fim da muda, mas acho que promete.

Três irmãos, dois sairam clássicos peito rocho cabeça preta, e os outros clássicos
cabeça preta, peito branco.

Este macho e outros com muda completa, são os reprodutores, que estão na mesma
voadeira com os juvenis. Um babete juvenil ja mudado.



Novamente o juvenil que me agrada, o terceiro no poleiro, da rede para cá.

Espero que gostem.
Cumprimentos
João Costa

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gouldian Finch- Diamantes de Gould (Muda 2011)





Aqui ficam umas fotos de mais uma época de muda dos diamantes de gould, os que ja apresentam as suas cores sao alguns dos reprodutores que ja estão na voadeira, tenho neste momento na voadeira 16 juvenis, e tenho mais uns 18 ainda nos bengalins, vou permitir so mais uma postura a um ou dois casais que me mostraram bons resultados, e que os transmitiram para os juvenis.