sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Exposição Olhao 2010- 1ª Exposição

Pois, é como o próprio nome indica, hoje foi o dia da abertura oficial da exposição do Clube dos Avicultores do Algarve, e fui visitar os meus passarinhos para saber os resultados, as noticias não podiam ser melhores e mais satisfatórias!!

1º lugar Equipa.............Agata Vermelho Mosaico Macho(90/89/89/89 ptos);
1º lugar Individual.........Agata Vermelho Mosaico Macho( 92 ptos);
2º lugar Individual.........Agata Vermelho Mosaico Fêmea ( 89 ptos);

Os restantes machos Agata Vermelho Mosaico que também levei em individual, tiveram todos a pontuação de 89 ptos, mas já não trazem prémio, de qualquer forma achei excelente!

Estou obviamente muito satisfeito com o resultado alcançado, especialmente com o macho individual, uma vez que com noventa e dois pontos haviam cerca de 6 ou 7 em toda a exposição(cerca de 1000 aves).

O meu obrigado à organização, porque todos os passaros continuam bem de saude, a saltar de poleiro em poleiro, sinal de que foram bem tratados até à data, agora é esperar mais 3 dias e depois já regressam a casa!!






A qualidade das aves, o espaço e toda a organização deste evento, vale uma visita nossa!! Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas a hora ja não era propria para a foto, e tentei não usar flash para não assustar muito os pássaros, de qualquer forma acabei por em algumas ter de recorrer ao flash.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Primeiros Gould fora do ninho- epoca 2010/2011

Hoje sairam do ninho os primeiros gould da temporada, são do primeiro casal que comprei ao Luis Antunes, macho classico cabeça preta, e femea classica cabeça preta, estou curioso para ver o resultado final uma vez que é dos meus casais favoritos.



As restantes femeas continuam todas a por, sem problemas até agora, tenho uma femea que tem nada mais nada menos que 14 ovos de uma postura apenas, nem sabia ser possivel, o que é certo é que de à 14 dias para cá, tem posto um ovo todos os dias!

Tenho um casal clássico cabeça laranja, que agarrou bem, já tem dois pequenotes, e estão a criar directo sem ajudas.

Continuo à espera ansiosamente pelos resultados da exposição de Olhao, foram julgados Domingo e Segunda, mas ainda não houve nenhuma fuga de informação, e para saber como está a rapaziada, a ver se não vêm muito debilitados.

sábado, 23 de outubro de 2010

Primeira exposição- Clube dos Avicultores do Algarve 2010

Foi hoje a entrega das aves para a exposição a decorrer em Vila Real de Stº Antonio, organizada pelo Clube dos Avicultores do Algarve.

Por volta das 14:30h comecei a apanhar os canários destinados à exposição, que já se encontravam à cerca de uma semana separados individualmente em gaiolas de exposição.
Devo confessar que durante estes dois dias mal dormi, cheio de ansiedade que o dia de hoje chegasse, e o pouco que dormi foi para sonhar que os canarios me ficavam todos depenados no dia da entrega.
Felizmente não aconteceu nada de errado, a rapaziada portou-se lindamente na caixa transportadora, e foram entregues por volta das 15:30h no Pavilhão onde vai decorrer a exposição.

A meu ver e comparando com a exposição do ano passado, esta está com muito melhor qualidade em termos de aves expostas, e em termos de condições para as mesmas, é um sitio com claridade e sem humidade, o que é óptimo.

Em relação às aves que expus, levei uma equipa de agatas vermelho mosaico, quatro individuais, uma femea agata v. mosaico individual, e a unica agata pastel v. mosaico que tinha individual também, a concorrência é boa mas também se vê pessoal a enviar canários com a muda por terminar, o que no caso de pássaros com mosaico é grave, além de também não ser justo para a própria ave.

No fim da entrega, aproveitei para dar uma ajuda na colocação das braçadeiras de segurança nas portas, o que permitiu ver um pouco melhor a qualidade das aves, sendo que delas gostei imenso de umas que nada têm a ver com as raças que crio, que foram os satinés amarelo intenso.

Preparação em Gaiolas de Exposição

A rapaziada vista de cima;

 Equipa de Machos, e Femea Pastel individual
Individuais de machos e agata femea individual



A rapaziada.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Diamantes Epoca 2010-2011

A época de criação dos diamantes está a correr bem melhor que no ano passado, so tenho pena de os bengalins não serem mais, e de não conseguirem colaborar mais, neste momento tenho já sete diamantes de gould, e quatro diamantes bavete todos anilhados.

A semana passada tive de jogar fora cerca de 15 ovos de diamantes, porque decidiram começar a pôr todas ao mesmo tempo, e como tinha os bengalins ocupados com as primeiras crias, ainda fui comprar mais quatro casais, mas como sao novos não agarraram o choco.

As femeas têm posto uma média de 6 a 7 ovos, umas chegam mesmo a por 9 ovos, nunca me tinha acontecido, os diamantes bavete vi no outro dia que tinham tb oito ovos no ninho, e mais 3 partidos no chao, tudo da mesma postura.

Ficam agora umas fotos da pequenada ca de casa:


Neste ninho estão os 4 bavetes e 1 D.Gould

Os primeiros 5 da época

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ERYTHRURA 2010

No fim de semana de 2 e 3 de Outubro, aproveitei o bom tempo para visitar a Exposição do Clube de Exoticos de Marvão.

Aqui ficam então umas fotos do evento.













Apesar de estar muito bem organizado, achei a exposição de 2009 muito melhor quer em termos de aves para venda, quer em termos de aves expostas.
A qualidade de aves para venda deixavam muito a desejar, uma vez que além de serem a maioria de um criador( no caso dos diamantes de gould, que sao os que crio), muitas delas se encontravam em plena muda, o que considero falta de amor pelas aves.

Em termos de aves expostas a exposição de 2009, não sei se por ter sido a primeira de exóticos que fui ver, mas pareceu-me ter uma maior variedade e quantidade de aves expostas, apesar de tudo, não deixou de ser um bocadinho de tarde bem passado a ver a beleza de algumas aves.