segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Novidades!

Durante a semana que passou, e em mais um passeio de familia, fomos visitar Aveiro e Coimbra, como ficava de caminho, passei em Torres Novas, para visitar novamente o criador de Diamantes de Gould, Luis Antunes, do site Silvã Exoticos, apesar de ja ser fim do dia e hora de jantar fomos uma vez mais muito bem recebidos na casa deste criador, mais uma vez obrigado pela paciência e pelo tempo dispendido connosco! Como não poderia deixar de ser, lá vieram mais uns residentes para o Algarve, mais dois casais de diamantes de gould. Ficam então umas fotos para poderem apreciar a beleza destas aves, gosto especialmente dos cabeça preta!Estavam um bocadinho assustados, pois ainda so tinham um dia de ca estarem em casa.

Durante o fim de semana, aproveitei ainda para fazer uma seleçcao de alguns diamantes, mais fracos que tinha ca em casa, e que ja tinha pensado não os pôr a criar, e troquei-os por um casal de Bavetes, aves também muito bonitas, o dificil foi encontrar uma fêmea, porque todas as supostas femeas cantavam, mas à terceira substituição la consegui.


A muda dos canários:

A muda dos canários está a correr muito bem, estou a gostar bastante das mascaras dos machos juvenis, muito bem preenchidas, e com um vermelho muito bonito.
De todos os juvenis, tenho cerca de 17 separados, são os que mais me agradam, do macho que me fugiu tenho 11 filhos, duas fêmeas, muito bonitas, e nove machos todos iguais, foi pena ter fugido, mas deixou uma boa prole, agora é seguir o trabalho.

Deixo umas fotos para poderem apreciar alguns dos juvenis, peço desculpa pela "sugidade" de algumas gaiolas, mas tou à espera do fim da muda para dar uma limpeza geral em tudo.




segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mau Fim-de-Semana!!

Se há alturas na vida de um criador em que desesperamos e pensamos desistir, este fim de semana foi um deles!!

Todos os criadores têm como é lógico os seus canários preferidos, por uns motivos ou por outros, todos nós temos um ou outro canário que nos agrada mais, seja pela sua beleza, pelos genes que transmite aos descendentes, ou porque foi um excelente reprodutor, pois eu tinha dois!

Um deles era um satiné vermelho mosaico, que cruzei com uma fêmea satiné italiana que comprei no mundial, e que criaram todos os filhos que nasceram sem ajudas, e todos nós sabemos da fama que muitas vezes esta raça é dotada, pois bem morreu ontem de manha, talvez do calor que se tem feito sentir, apesar de terem sempre agua fresca e banheiras à disposição, o outro foi um agata vermelho mosaico, o melhor reprodutor de agata vermelho mosaico, com esse macho consegui um total de 14 filhos, dos quais sobraram dez, dez juvenis espectaculares a meu ver, todos eles semelhantes e iguais ao progenitor, que depois de um fim de semana, a trabalhar e quase sem tempo para os passaros decidi mudar a agua dos bebedouros enquanto não me chamavam ao trabalho e abri a porta da garagem para apanharem um pouco de ar, ao abrir a porta da voadeira dos machos parecia que sabia o caminho!! Ainda me bateu na blusa, e eu ao olhar muito rapidamente para a voadeira a ver qual tinha sido, pensei ainda bem que não foi aquele agata...pois bem foi mesmo esse que fugiu!!Aprendi a lição, porta fechada SEMPRE!!!

Por incrivel que pareça andei feito maluco toda a tarde à procura dele, nas árvores, nos quintais, em todo o lado e nada, à noite quando estava a lavar umas coisas no quintal, vejo um vulto de um gato a saltar, e um passaro a tentar fugir, fui a correr, e ja ia a gata da vizinha cm um passaro na boca...ainda tentei ver se a apanhava mas nada, fiquei sem saber se era o canario, mas tenho quase certeza que sim, parece filme, mas foi o que me aconteceu!! Á noite já me ria, a pensar que procurei toda a tarde por ele e nada, foi preciso a gata da vizinha sair para o apanhar! Enfim, ele tava avisado, se fugiu foi porque quiz.eheh!

Deixo agora umas fotos dos filhos de um e do outro em fase de muda, gosto de todos, e acho que metade deles vão ficar em casa!
Já os separei no Sábado aos pares(macho/macho_femea/femea), para se irem habituando a espaços mais pequenos e para também poder ir controlando melhor o processo da muda!