segunda-feira, 26 de julho de 2010

Epoca 2010/2011- Bengalins

Se o ano passado foi a briga que foi com os bengalins que não consegui que eles me criassem os gould e de todas as posturas que faziam n sai nada, este ano para já não me posso queixar do mesmo mal.
Decidi iniciar a criação dos bengalins uns meses antes dos gould, para lhes dar oportunidade de criarem a primeira postura deles, e agarrarem mais facilmente as posturas que lhe irei colocar dos gould, e como também so tenho seis casais, seleccionar os que criam melhor e ficar com juvenis para se for necessario em Janeiro os deixar criar uma portura dos gould também.

Até à data com seis casais ja tenho 20 juvenis nascidos todos practicamente nos mesmos dias, tenho casais que so tiveram duas crias, e outros com sete, mas estao todos muito bem tratados e sempre de papo a rebentar! Este ano até casais que o ano passado não ligaram ao ninho, estao epenhadissimos em criar as suas ninhadas!

Deixo umas fotos para verem:















Os Diamantes de Gould, vou esperar até Setembro para lhes colocar os ninhos, mas agora no inicio de Agosto vou colocá-los por casais, e fazer o FP 20-20, já lhes dei 5 dias de aminovit L, e uma semana de vitamina E.

Este ano penso criar com 8 casais, mas dois deles ainda estao em duvida.

Ainda faltam acrescentar duas gaiolas para os diamantes de gould mas fica uma foto das gaiolas onde estao.

Muda da Pena 2010

A muda da pena começou a notar-se em força nos canarios, tenho practicamente todos a fazerem a muda, uns mais avançados que outros!
Ontem aproveitei que estive por casa, meti como de costume agua nas banheiras a todos, porque tem feito muito calor, e tirei umas fotos aos juvenis em muda, tou a gostar muito de ver apesar de esta ser a epoca mais chata, porque parecem todos uns pinguins, com cor aqui falta de cor ali, mas é engraçado assistir a todo o processo.
Ficam entao umas fotos para poderem apreciar:
Este Satiné, é um dos meus preferidos, mas com muita pena minha ficou com um defeito numa pata devido a uma anilha de marcação, e não vai poder ir a concurso.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Criação 2010 Canarios

Bom, relativamente à criação de canarios, terminou este fim de semana finalmente, já estava um pouco cansado, apesar de ter sido um ano bom, comparativamente com o ano passado, mas por me terem morrido bastantes juvenis, cerca de 12 numa so semana e por todo aquele stress em que andei até perceber o que se estava a passar, ja fazia falta este fim para 2010, consegui por na voadeira cerca de de 30 juvenis, mas anilhei perto de 41 ou 42.
Ontem acabei por ainda ter que jogar duas crias para o lixo e a mae, a mae porque estava muito fraca, talvez do calor e já não estava a alimentar as crias, e as crias porque já tinham demasiados defeitos em pequenas, nem quero pensar o que seriam em grandes, uma delas tinha a parte debaixo do bico muito grande em relação à parte superior, e ambas tinha um defeito nos dedos, assim cortou-se logo o mal pela raiz.


Quanto aos juvenis na voadeira, estou a gostar muito do resultado do esforço deste ano, tenho agatas com muito boas melaninas, a pintarem bem, se bem que este é o meu segundo ano a dar corante, já se vao vendo as mascaras, e as zonas de eleição a pintar, de todos os que tenho na voadeira, acho que é tudo macho, e ja se ouve alguns a chilrear.

Para o ano vou terminar possivelmente com duas raças, os agatas pastel, que so tinha um macho, mas que ocupa espaço necessario, e com os castanhos, como so me nasceram machos, e a femea que tinha morreu, tb devo desistir desta raça, assim estou a pensar fazer seis casais para o ano, de agata vermelho mosaico, e de satiné vermelho mosaico num total de doze, que é o que o espaço também permite.

Novas aquisições!

Tal como tinha em mente, este ano, decidi apostar um bocadinho mais nos Gould, pela sua beleza e porque acho que ainda há muito trabalho a desenvolver nesta maravilhosa ave. Como o ano passado os diamantes que comprei os achei demasiado pequenos, e com pequenos defeitos, os quais tenciono corrigir através da descendencia, este ano decidi que iria apostar em aves com maior porte, e com bons estiletes no caso dos machos, e se possivel tentar criar aves com o bico mais em forma de cone, já tenho os passaros que quero alcançar em mente, agora é tentar alcançar o objectivo, é claro que ainda à muito para fazer.

No fim de semana passado, abalamos de casa cedo,com o objectivo de ir "passear", aproveitei o passeio para comprar um casal de diamantes para mim e outro para um colega daqui do Algarve, do criador Silvã Exóticos, em Torres Novas, aproveito para agradecer a disponibilidade, e a simpatia, tanto ele como a esposa duas pessoas 5 estrelas, so tive pena de uma coisa, o meu orçamento ser reduzido senão não tinha so trazido um casal.

Aqui ficam umas fotos dos recentes residentes, logo no dia da chegada, ainda exaustos da viagem:
O Macho
O Casal



segunda-feira, 5 de julho de 2010

Açucar Glucose +



O açucar glucose +, é rico em glucose, verdadeiro "carburante" da célula viva, que é directamente assimilado e armazenado pelo organismo.
Este produto é utilizado pelos columbófilos para conseguirem uma rápida recuperação dos pombos que vão a concurso, e que fazem dezenas de quilometros, pois permite uma rápida recuperação de energia, e uma rápida recuperação da capacidade muscular.

Durante a cria, permite às crias retirarem da glucose, as calorias necessárias para um rápido crescimento, e os reprodutores, encontram neste produto uma boa contribuição energética para os manter em boa forma.

Decidi comprar este produto e dar a todos, porque quando era mais novo e tinha passaros, e eles se iam muito abaixo, dava-lhes açucar de uva em pó, e os pássaros recuperavam muito bem...como depois de dar o lankestil, e por este ser um produto muito forte, tive um casal de diamantes que se foi muito abaixo, e tiveram mesmo na corda bamba, inclusive sempre com a cabeça dentro das penas, li a composição deste medicamento, e achei ser de extrema importância dar a todas as aves, uma vez que uns entravam na muda(canários), e os outros tinham terminado à pouco(diamantes).

Posso dizer que consegui recuperar o casal de diamantes de gould, e que este se tornou para mim um produto de eleição.