segunda-feira, 26 de abril de 2010

Parece que chegou o Verão!

Bem, este fim de semana as temperatura subiram em flexa! ontem eram para ter nascido 5 passarinhos, em dois ninhos de agatas, ainda pus banheiras, e tentei subir a humidade, mas infelizmente de 5 nasceram so 3, um num ninho e dois noutro, hoje de manha ainda safei um, que tinha a casca picada, e devia tar exausto, pequei num recipiente pus agua morna, e à hora de almoço já tava ca fora...num ninho de castanhos que eram para eclodir hoje, nasceram 3 de 4, e acho que o outro já n deve nascer.

É pena a nossa Primavera se manifestar logo com temperaturas tão altas, que em tempo de nascimento é mau, uma vez que diminui muito a humidade, a minha garagem tem um defeito, aquece um bocadinho no Verão, assim sendo tou a prever acabar as criações em meados de Junho, deixando so um ou outro casal mais atrasado a criar.

Tou a pensar remodelar a garagem para a proxima época, e vou ter de o fazer entre a criação dos canários e a dos diamantes, vou tentar forra-la a azulejo para facilitar a limpeza,e também porque fica mais fresca, e fazer duas voadeiras de dois metros mais ou menos, e comprar gaiolas novas, claro que isto tudo tem um "se"...houver dinheiro para isso!

O casal de diamantes, cá continua...já com melhor aspecto, pelo menos não estão tão "inchados", se ficassem mais dois dias na loja, morriam...mas já nem parecem os mesmos.


Mais um dia...!

E lá se passou mais um fim de semana, passado de roda da passarada!
Comecei sabado, por limpar e soprar as sementes todas, e limpar alguns bebedouros, dar uma vista de olhos nos ninhos a ver como estavam os pequenotes, hoje já foi bem pior, com trabalho redobrado limpar as gaiolas todas, limpar sementes, e bebedouros, finalmente acabei de lavar as gaiolas de exposição que comprei no clube, montei-as todas e já estão arrumadas.

Por acaso estas gaiolas foi uma compra espectacular, 3€ cada uma practicamente novas, foi só lavar todas muito bem e estão como novas.

Sabado perdi a cabeça, comprei um casal de diamantes aqui numa loja em Olhão, um casal prata, uma mutação muito bonita, é pena é estarem muito mal tratados, n sei como é que o pessoal consegue criar os passaros nessas condições, ainda para mais o diamante de gould, que é um passaro super asseado, estes vinham ainda em muda, muito em baixo, e com as patas e penas todas sujas, mas pronto agora já estão em boas maos, hoje pus-lhes  complexo B, e espiga de milho painço, a ver se arrebitam.

Ficam agora umas fotos da  criação e das novas aquisições:

Estes dois satinés são do ninho que tive de jogar o irmão fora, estes desenvolveram logo que foi uma coisa incrivel!
Este ano, estou muito contente com os agatas que tenho obtido, estes são irmãos de pai dos que já estão na voadeira, a mãe é outra, mas a forma e a beleza continua lá, muito riscadinhos tanto no peito como nas costas, tou muito contente com o resultado.
E estes são os dois sortudos, que vieram cá habitar ontem, o macho ainda está a mudar o barrete, a fêmea vinha muito em baixo, como disse estavam em muito mau estado, mas são espectaculares, ainda hoje os estava a comparar com os meus, e é incrivel como as aves depois de certo tempo em nossa casa, parecem logo outras.

Entretanto no ninho da satiné que tinham nascido a semana passada, e que eram 3 satinés e 1 agata, que n dava nada por eles,restam dois, mas são os mais fortes, os outros a mãe natureza encarregou-se deles, eram aves muito fracas e que nunca iam ser boas, morreu o agata e o satiné mais pequeno, este ano por acaso, o que tem para morrer, morre logo, não demora muito e n nos dá muitas dores de cabeça.

Bem, este post hoje foi grande!
Um abraço a todos!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Epoca de 2010

Para segundo ano de criação, este não está a correr nada mal até agora...apesar de ter poucos passarinhos, gosto muito dos que vão saindo!
O ano passado em agatas n consegui tirar nada, este ano, já tenho dois ou três bem engraçados!
Hoje andei a fazer a limpeza habitual do fim de semana, a limpar bebedouros, trocar papas, e grit...finalmente começaram a aparecer os satinés, contudo ao verificar hoje um ninho que tinha 3 já a ganhar penas reparei que havia um que tinha um pequeno quisto na bochecha logo por baixo do olho, e que já estava a deformar o bico, nunca ia ser uma boa ave, e provavelmente ia fazer com que os pais deixassem de alimentar os irmaos, pensei pensei...e cheguei à conclusao, que tb nós temos de fazer uma selecçao, tive de o jogar para o lixo, até me partiu o coração, mas teve de ser, ainda para mais de um casal que gostava de tirar alguns filhotes, mas como tb foi só a primeira postura, espero que venham mais na proxima.
De outra fêmea satiné, que não esperava que saisse nada, porque pos os ovos muito pouco tempo de lhe ter junto o macho, e eram a meu ver muito pequenos, nasceram 3 pequenotes, e mais um emprestado de uma fêmea agata, que tb n julguei que o ovo vingasse!

Ficam aqui umas fotos dos ninhos e da voadeira, espero que gostem!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Isabel??

Cá estão mais umas fotos recentes da mascote, agora já me parece mais um isabel V.Mosaico,
espero que gostem!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novas fotos!

Hoje tirei mais algumas fotos  do jovem, agora ainda tou mais indeciso...talvez os pais sejam mesmo os dois portadores de agata pastel vermelho mosaico, e me tenha saido um agata pastel v.m na rifa!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

E esta?


Aqui fica então a foto prometida, consegui ir a casa na hora de almoço e tirar duas fotos, como podem ver, é demasiado escuro para satiné, e muito claro para agata, vamos ver a evolução, a mim parece-me ou ke seja um isabel vermelho mosaico, ou um agata pastel, agora como é ke não percebo, pensava que os pais seriam os dois puros, mas pelos vistos houve marosca!

Os satinés andam variados!

Bem, este ano não vai ser dos satinés definitivamente!!
Tinha uma fêmea no choco, a escassos dias de eclodirem, e à cerca de dois dias comecei a reparar que havia um ovo no chão, comido com o embrião la dentro completamente formado, à tarde fui ver já estava outro, à noite mais um...pensei,"deve ter detectado algum problema,e comeu os ovos", levou dois dias sem aparecer mais nenhum ovo no chão, de 5 ovos restavam dois, 1 galado e outro sem gala, hoje logo de manha, fui ver...nasciam amanha....já estava o outro no fundo do tabuleiro também comido! deu-me umas ganas!!o ano passado foi uma excelente mae, este ano está a esparvejar!Enfim...a ver vamos se ainda tiro algum!

Contudo nem tudo são desgraças, num ninho de um casal de agatas vermelho mosaico, nasceu um pinto que me deixou na duvida o que será...porque me parece demasiado claro para ser àgata, e muito escuro para ser satiné(tinha colocado ovos de uma fêmea satiné, mas supostamente todos chocos), por isso a minha curiosidade!!Vamos ver como evolui, e  ver o que sai dali, mais dois dias e ja lhe tiro umas fotos, quando as penas sairem mais!

Aqui ficam mais umas fotos da criação de 2010

domingo, 4 de abril de 2010

Novas fotos dos Juvenis 2010

Deixo aqui mais umas fotos dos juvenis 2010, para verem a evolução! Eu ca por mim estou a gostar bastante dos resultados!


sábado, 3 de abril de 2010

Primeiros Agatas 2010 já separados!

Apesar de alguns contratempos que vão surgindo, entre ovos brancos, fêmeas que largam o choco, lá vai saindo uma ou outra coisa engraçada...
Aqui ficam fotos dos primeiros 5 agatas já separados, 4 deles irmãos, e que concerteza devem ficar em casa, vamos esperar pela muda, mas até agora agradam-me bastante, com um bom desenho, e postura muito bonita, gostava de este ano me iniciar nas expos, vamos ver...


Estes 4 são todos irmaos, têm um padrão nas costas espectacular!